segunda-feira, 2 de julho de 2012

Espiadinha - O Lobo da Estepe


Espiadinha é um meme que eu criei onde eu falarei sobre o livro que eu estou lendo atualmente e postarei um quote deste mesmo.

O Lobo da Estepe, por Hermann Hesse

Sinopse: O Lobo da Estepe – o sem-pátria, solitário odiador do mundo burguês, um animal extraviado que não encontra abrigo nem alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível. Na crise, neurótica de um homem de cinquenta anos, que coincide com a crise neurótica do mundo entre as duas guerras, as perplexidades do homem e as torpezas do egoísmo se opõem a um mundo de fé, sereno, multipersonalístico e atemporal. O Lobo da Estepe é a historia de um homem em desespero, mas um homem que crê, e que, embora enfermo e em crise, caminha rumo a redenção. (Resenha retirada da contra-capa)

Estou lendo esse livro a uma semana e a cada dia que passa gosto mais dele. É uma leitura demorada já que tem uma grafia antiga e fixa muito no que Harry pensa sobre tudo, mas quando as coisas começam a acontecer, quando deixamos de ver só o pensamento do Harry, mas sua vida cotidiana, desse seu cotidiano sem rotina, começamos a animar-nos mais e a ler cada vez mais rápido e com mais vontade de saber o que vem pela frente.

Não sei se sabem, mas eu admiro muito a literatura alemã, desde que conheci os poemas de Rilke com Calafrio. Eles tem muito talento, e Hesse é realmente incrível. Também estou feliz com a tradução, que é perfeita. A gramática e a linguagem condiz com a época e isso sempre dá um charme a mais. Ainda não cheguei nem na metade do livro, mesmo ele sendo pequeno, mas já está entre os livros mais maravilhosos que eu já li.


Quote: Não sei que prazeres e alegrias levam as pessoas a trens e hotéis superlotados, aos cafés abarrotados, com sua musica sufocante e vulgar, aos bares e espetáculos de variedades, as Férias Mundiais, aos Corsos. Não entendo nem compartilho essas alegrias, embora estejam ao meu alcance, pelas quais milhares de outros tantos anseiam. Por outro lado, o que se passa comigo nos meus raros momentos de jubilo aquilo que para mim é felicidade e vida e êxtase e exaltação, procura-o o mundo em geral nas obras de ficção; na vida parece-lhe absurdo. E, de fato, se o mundo tem razão, se essa musica dos cafés, essas diversões em massa e esses tipos americanizados que se satisfazem com tão pouco tem razão, então estou errado, estou louco. Sou, na verdade, o Lobo da Estepe, como me digo tantas vezes – aquele animal extraviado que não encontra abrigo nem alegria nem alimento num mundo que lhe é estranho e incompreensível.(Página 34)

Nenhum comentário:

Postar um comentário