quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Resenha: Coffeehouse Angel - Suzanne Selfors


Para mim, todo livro que é indicação de alguém – amigo, mãe, primo, ou qualquer um que eu saiba que tem um bom gosto para livros – merece atenção especial. É ainda melhor quando a pessoa realmente acerta e lhe apresenta um livro muito bom. E por isso eu agradeço eternamente pelos trilhões de livros que a Stefany Ferreira me indicou e dos quais 80% foram incríveis, e nesses 80% está incluído Coffeehouse Angel.



Coffeehouse Angel, por Suzanne Selfors
Editora Walker & Company
288 páginas
Minha Nota: 5

O que você faria se em um dia você acordasse e no beco ao lado do seu apartamento tivesse um mendigo dormindo? Alguns iriam ignorar, outros provavelmente expulsaria ele de lá, mas poucos fariam a caridade de dar comida para ele. E é exatamente isso que Katarina fez. Ela acorda e vê um cara, um mendigo provavelmente, dormindo no beco ao lado do apartamento/café em que ela e sua avó moram/trabalham. Ela pega alguns bolinhos do dia anterior, faz um copo de café e pega um saquinho de chocolate com grãos de café e deixa ali, junto ao mendigo.

Só que o tal mendigo a encontra e insiste dizendo que é um anjo e que as leis que segue diz que se um humano faz um ato de bondade do fundo de seu coração, sem motivos mais, ele tem que recompensar com o maior desejo dessa pessoa. Só que Katarina não quer ser recompensada, ela apenas deixou um pouco de comida para um mendigo. Mas Malcolm não irá desistir tão fácil, enquanto Katarina não lhe dizer o seu maior desejo, no fundo de seu coração, ele não vai largar do seu pé.

Além desse cara louco, vestindo um kilt – aquelas saias escocesas para homens – e que se dizia ser um louco, Katarina tinha outros problemas para lidar... O café de sua avó, que era seu sustento desde sempre, está falindo após a chegada de um concorrente com café orgânico ao lado da sua loja e a cada dia está mais difícil fechar as contas. Todo o futuro que Katarina planejava era trabalhar no café com sua avó, principalmente que, na sua opinião, ela não tem nenhum dom para qualquer coisa além de cuidar do antigo café.

Katarina foi uma grande personagem em minha opinião. Por mais que estava claro para todos nós – e para a própria avó dela – ela não desistia do café, e ela tinha razão, afinal, toda a sua vida após a morte de seus pais tinha sido a sua avó e o café que era o único sustento da família. Também gostei bastante de Malcolm, principalmente após ter lido todo o livro e descoberto um monte de coisa sobre ele, sobre o seu trabalho e também sobre a coisa do desejo. Cadê um anjo desses na minha vida, meu Deus??

Também gostei de Vincent e Elizabeth, os dois melhores amigos de Katarina. Apesar de achar que Vincent em certos momentos um cara muito idiota. Também não deixarei de fora a personagem que deveria ser a protagonista desse livro, Caçadora de Ratos, a gata que mora na cafeteria. Ela é o personagem mais foda, mais fofa e mais linda que tem. E isso não é só porque eu amo gatos... Okay, pode ser um pouco.

Esse livro é ultra meigo. Anjos é um tema que aos poucos está ganhando grande repercussão entre os livros infanto-juvenil.  Coffeehouse Angel foi um livro que estava a muito tempos na minha lista para ler, mas eu sempre tinha preguiça de abrir o ebook e começar a ler. Mas quando eu o peguei para ler, eu adorei.

A historia não é nada convencional, nada daquelas coisas que vemos nos livros sobrenaturais que enchem as prateleiras das livrarias atualmente. Suzzanne Selfors apenas usou o tema de anjos numa historia extraordinária. O livro não é focado em romance, e sim em valores, como lembrei logo na introdução... Quantas pessoas dariam comida a um sem-teto?

Selfors soube muito bem montar uma boa historia e bem escrita, o que eu fico tão triste de assumir, mas hoje é em dia é raro. Como o livro é pequeno, eu o li bem rápido, e dependendo do livro, quanto mais rápido você ler ele, melhor ele parece ser (só que essa regra não vale para todo livro, ela há exceções...).

O que eu mais gostei nesse livro, sem duvida alguma foi a Caçadora de Ratos! Ela é uma graça, eu adoraria ter ela como bicho de estimação – mas mesmo assim, não trocaria meu Jack Tequila por nada. Eu mesma viraria fã dela se ela existisse...

Infelizmente, eu não tenho nenhuma noticia se esse livro vai sair no Brasil ainda, mas se sair, eu não vou deixar de comprar um exemplar.

Sem duvida alguma, se você precisa de indicação para um livro bom, leia Coffeehouse Angel. Livros bons não merecem ser ignorados.


Capa alternativa

~ Quotes ~

As avós podem dizer que você é bonita, e elas irão. Elas podem dizer que você é talentosa e especial e que é a melhor maldita coisa que já caminhou em dois pés. Que qualquer garoto teria sorte em respirar o mesmo ar que você respira. Mas esses comentários não contam. As avós têm que dizer essas coisas.

Aqui está o que uma avó provavelmente nunca te diria. Que é ótimo ser loira, se você for alegre e divertida, mas se você for tímida e sem talento, isso não ajuda muito. Que meninos de dezesseis anos não gostam de sair com meninas que sejam mais altas que eles. E que esses mesmos meninos só andam com garotas que não só estejam com um garoto em particular, mesmo que ele só seja seu melhor amigo, por que eles pensam que acontece algo mais.

***

E, no entanto, eu não tinha jogado fora. Por quê? Pela mesma razão em que eu faço um desejo antes de soprar as velas do meu aniversário, e olho para o céu em busca da primeira estrela da noite, e puxo com força extra o osso dos desejos.

Por que, no fundo, como um Escandinavo anseia por café, eu anseio por mudança. Eu vivia uma vida pacata no meu mundano, escondida nas sombras de meus dois amigos, mas isso não funcionaria por muito tempo.

Quando eles deixassem Nordby para perseguir seus sonhos, eu me tornaria visível, exposta para o que eu era – nada em absoluto.

***

— Os jovens pensam que nunca irão envelhecer, mas a vida passa muito rápido.

Um comentário:

  1. Olá Júlia!
    Heheheh teremos um ótimo 2013 sim =D
    Ah é mesmo? Eu ainda não li nenhum livro dela, mas pretendo ler em breve =D

    ResponderExcluir