sábado, 6 de outubro de 2012

Resenha: Deslembrança - Cat Patrick


Você conseguiria levar uma vida normal sem ter nenhuma lembrança da tua vida? Você conseguiria levar uma vida normal só com bilhetes sobre o seu dia? Você conseguiria levar uma vida normal só com lembranças do que ainda vai acontecer? Essa é a idéia matriz do livro Deslembrança, da autora Cat Patrick.


Deslembrança, por Cat Patrick
Editora Intrínseca
256 páginas
Minha Nota: 2

London Lane é uma adolescente quase normal. Vai para a escola todo dia, tem uma melhor amiga meio exagerada e não vive sem celular. Além, é claro, de não ter lembranças alguma do passado. Seu cérebro rebobina sempre as 4:33 e as únicas coisas que ela sabe sobre o dia anterior é o que ela anota numa folha de papel antes de dormir. Todas as lembranças que ela tem vem do futuro, e ela se lembra da cena até que ela aconteça e aí, ela a esquecerá para sempre.

Mas um dia ela conhece um garoto novo na escola, Luke Henry, que não fora citado em seus bilhetes, em uma simulação de incêndio. Ela vestindo uma blusa emprestada e realmente constrangedora e um shortinho que se esconde debaixo da camiseta.  Ele empresta-lhe a jaqueta que vestia e ela acaba levando-a para casa. Só que London omite de seus bilhetes o dono da camiseta, e continua a não ter lembranças desse garoto.

Além disso, ela começa a ter sonhos, lembranças de um enterro, mas ela não sabe quem era o morto. E a cada dia, o mistério desse enterro a perturba mais e mais.

Eu me lembro do que ainda vai acontecer.
 Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou.
 Todas as minhas lembranças, boas, ruins ou tanto faz um dia vão se concretizar.
 Então, goste ou não – e eu não gosto –, vou continuar me lembrando de estar em pé num gramado recém-aparado, rodeada por pedras e pessoas vestidas de preto, até que isso se torne realidade. Vou me lembrar desse funeral... até que alguém morra.


Eu gostei muito da London. Ela não é uma daquelas personagens “mimimi” que só sabem reclamar, e age muito bem com sua situação, principalmente porque ela tem esse problema na memória desde os 7 anos de idade. Eu também curti muito o Luke, sendo ele o meu personagem preferido. Mas eu não entendi o porque de ele não aparecer nas “lembranças” da London. A Cat realmente não explicou esse ponto da historia.

Eu, sinceramente, gostei desse livro. É um daqueles livros ótimos para se ler num dia de tédio, só para distrair, com um romancinho simples e uma historia até que com uma ótima idéia. Ver o futuro não é uma idéia inovadora, mas esquecer o passado e apenas lembrar do futuro é algo inédito. Cat Patrick tinha tudo para fazer um livro maravilhoso, dois personagens ótimos, com personalidades próprias, um mistério envolvendo o passado e o porque do dom de London, mas ela simplesmente não soube usar as cartas que tinha em mãos. Foi como se ela tivesse a idéia inicial, mas não sabia como chegar num bom final. E realmente não ficou tão bom quanto parecia que seria.

Mas apesar de tudo, eu acho que a explicação desse problema da London foi bem feito. Não direi aqui qual é, porque é um spoiler muito grande, mas quem leu, eu acho que concorda comigo.

Apesar de tudo, a Intrínseca como sempre fez um trabalho incrível com o livro. A capa não deixou a desejar e a tradução também foi muito boa. Eu acho que esse livro pode entrar para aqueles que a gente compra pela capa – mas eu já tinha lido a sinopse, então não vou dizer que eu o comprei pela capa.

Se você quiser ler o livro, leia, não é ruim de todo – mesmo com a nota péssima que eu dei. E eu sei que há quem gostou do livro, também há resenhas muito positivas por aí. Leia-o e me diga o que achou.

 USA / Australia


Nenhum comentário:

Postar um comentário