quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Resenha: Starcrossed - Josephine Angelini


Amo livros que falam sobre mitologia e também amo romances, e foi a mistura desses dois fatores que me levaram a ler Starcrossed (no Brasil Predestinados, lançado pela Intrínseca) da Josephine Angelini, além, é claro, dessa capa magnífica.

Starcrossed, por Josephine Angelini
Editora HarperTeen
496 páginas
Minha Nota: 2,5

Helen é uma garota quase normal. Ela sempre se sentiu diferente e nunca gostou de ser alvo das atenções, chegando a ser atacada por fortes cólicas em publico. Mas agora esse sentimento de que ela é diferente está aumentando, principalmente com a chegada dos incríveis Delos.

Os Delos é uma família que acabou de se mudar da Espanha para a pequena ilha de Nantucket, que é onde Helen vive desde que nasceu, e logo impressiona os moradores locais, com sua beleza e também sua riqueza.

Mas o que ninguém esperava, era que assim que Helen visse Lucas Delos, ela quisesse matá-lo imediatamente. E quase o faz, se Lucas e seus primos não tivessem habilidades de lutas tão incríveis. Além da chegada dos Delos e também com a vontade inexplicável que Helen tem de matá-los – não só a Lucas, mas a qualquer um da família – Helen anda tendo sonhos onde ela está andando por uma terra inabitada e seca, onde ela sente coisas muito reais e ao acordar, seus pés e o lençol estão sujos com terra, o que a faz questionar se está ficando louca.

Como se não bastasse, Helen é atacada duas vezes por duas mulheres que não conhece, deixando a garota ainda mais confusa. Na segunda vez, Helen sai correndo, mas está sendo vigiada de perto pela família Delos, que vão atrás dela. E dão a ela a noticia: Helen é uma descendente. Ela descende de algum dos 4 Deuses Gregos que deixaram descendência após a Guerra de Tróia: Poseidon, Zeus, Afrodite ou Apolo, mas que ela é uma surpresa para todos eles, pois todas as 3 casas menos a de Apolo fora extinta anos atrás.

Agora, além de Helen ter certeza de que é estranha, também quer saber de Casa é, porque a sua mãe a escondeu todos aqueles anos e abandonou seu pai, qual o significado de seus sonhos e tem que saber se proteger, pois se alguém saber de sua existência, será morte na certa.

Ok, mil desculpas pelo grande resumo do livro, mas é impossível não sair uma coisa grande como essa, pois é muito detalhes que são essenciais nessa historia. É um livro que recebeu uma grande influencia do livro A Iliada, de Homero. Em todo o livro você percebe que Josephine usou a historia sobre Helena de Tróia como uma base para o seu romance.

Na sinopse oficial desse livro, há uma frase que diz que ele é “a feliz combinação de mitologia grega e romance faz com que o livro seja imediatamente comparado a Crepúsculo e Percy Jackson e os olimpianos”, e eu o descrevo totalmente desse jeito. Dei nota 2,5 para esse livro pois não foi de todo ruim, achei muito interessante a historia que Josephine armou, mas o livro não me prendeu e nem me fez morrer de ansiedade pelo próximo capitulo. O livro melhora muito no final, mas até umas 70 páginas antes do fim, ele é mais focado no romance travado de Helen e Lucas.

Toda a parte mitológica do livro é bem construída, o porque de as 3 casas foram destruída – ou pensaram que foram destruídas –, os significados dos sonhos de Helen e muito mais. Quem já leu Percy Jackson está acostumado com a mitologia que aparece aqui, que é bem parecida com a da obra de Rick Riordan.

Para quem curte um romance bem água com açúcar, com um toque de romance, vai gostar de Starcrossed. Eu sei que estou louca para ler a sequência, mesmo não tendo curtindo tanto o primeiro livro, mas a autora sobre como fisgar a atenção até do leitor que não gostou tanto da historia. Agora estou louca para ter Dreamless em mãos para poder saber se a historia melhora ou não, ou pelo menos saber o que vai acontecer com um ou outro personagem.


Capa brasileira / 2ª capa americana


2 comentários:

  1. Ahh eu gosto de romance água com açúcar *-*
    Quero muito ler este livro, mas ler resenhas é sempre bom, até as negativas, pois nos dá uma imagem geral do livro ;D

    A capa brasileira é mais bonita =D
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, a história fica bem melhor em Dreamless, onde a mitologia fica mais presente.

    ResponderExcluir